Desembalar as compras de sacolas requer algumas habilidades, bem como procurar os pratos, copos e produtos necessários quando estamos prestes a preparar o jantar por exemplo. O design inteligente da cozinha tornará mais fácil para nós lidar com nossos afazeres e hábitos culinários domésticos – a menos que esqueçamos os princípios básicos da ergonomia na cozinha.
Embora cada cozinha seja diferente, as regras relacionadas à ergonomia da sala permanecem semelhantes. Imaginar este ambiente é o suficiente para aprender algumas regras básicas para criar uma cozinha que seja eficaz e funcional.
Primeiro de tudo: pensar em zonas definidas
Vamos economizar: na cozinha podemos distinguir várias zonas principais. A geladeira e armários individuais são uma zona de suprimentos, todos os lugares onde colocamos pratos e talheres – armazenamento; Além disso, temos uma zona de lavagem, preparação e cozedura. Todos conhecemos as regras fundamentais do planejamento desses “pontos”: colocamos uma lata de lixo embaixo da pia e uma gaveta com talheres perto de uma prateleira com placas.
No entanto, isto não é tudo. É bom que os pontos individuais reproduzam as atividades que realizamos na cozinha. Portanto, o refrigerador e os armários com produtos alimentícios devem estar mais próximos da porta da frente do que no interior da sala – isso nos ajudará a desempacotar os produtos. Se já temos acesso direto à bancada, o que vai melhorar o descarregamento e a pia, onde lavamos frutas, verduras, etc. Também do outro lado da pia deve estar um balcão, depois a placa de fogão e o forno.
As distâncias entre os pontos mencionados também são importantes. A suposição básica na ergonomia da cozinha é o princípio de um triângulo ergonômico. Os topos do triângulo são os três principais dispositivos da cozinha, ou seja, um prato / forno, uma geladeira e uma pia. Para evitar correr desnecessariamente pela cozinha, a soma das laterais do triângulo entre esses eletrodomésticos não deve ser menor que 360 cm e nem maior que 660 cm. Como padrão, um refrigerador é colocado em uma sequência, depois uma pia e, finalmente, um fogão.
Ao mesmo tempo, você não pode esquecer uma superfície de trabalho confortável e, às vezes, estamos muito acostumados com nossas próprias soluções, além dos diagramas padrão.
Este é um modelo de “receita” para um layout perfeito, que deve ser modificado conforme às preferências pessoais, dimensões da cozinha, layout da casa ou apartamento ou uma combinação de sala de estar e sala de jantar.
A base para o planejamento da cozinha é o zoneamento. É necessário organizar o espaço para que os “pontos” usados com mais frequência sejam afastados do espaço de refeições. Em pequenas cozinhas, mesas móveis, dobráveis ou deslizantes são mais adequadas. Como um tampo duplo, cuja parte inferior pode ser usada como uma “mesa”.
A localização correta (área de estoque / armazenamento) não deve interferir no cozimento. Em salas maiores, a melhor solução é a ilha, onde você pode preparar e comer ao mesmo tempo.
O que a ilha e o armário de cozinha têm em comum?
A ilha de cozinha pode ser uma solução para muitos problemas. Tem uma proximidade ideal com a geladeira, vários aparelhos, armários e prateleiras melhora significativamente o processo de preparação de refeições, estender a área de trabalho (especialmente ilha com pia integrada e fogão), ou ainda tornar a cozinha um centro de convívio familiar, que na maioria dos casos faz da cozinha um ponto de encontro da casa.
Além disso, vale ressaltar que é extremamente importante que haja espaço adequado para o armazenamento – de enlatados, vasos, aparelhos, acessórios, temperos e especiarias circulam todos os dias. Cozinhas modernas possuem também uma série de armários de cozinha embutidos que escondem dezenas de prateleiras e gavetas.
Muito importante: iluminação
Ergonomia significa conforto no desempenho de atividades específicas, por isso devemos mencionar também a iluminação. Vale a pena pensar em várias fontes de luz que permitem iluminar as zonas mais importantes, especialmente a preparação de refeições.
Monte uma luz principal (ou – com uma cozinha grande – um par de lâmpadas maiores) e alguns holofotes, trocados de acordo com a necessidade. No entanto, especialistas e arquitetos recomendam que a melhor iluminação é aproveitar a iluminação natural da luz do dia, principalmente se for planejada na direção sul ou para o leste.
Veja mais: Luminotécnica: 10 escolhas de iluminação para ambientes da casa
Lembre-se: um ambiente padrão não existe (e roupas em tamanho único geralmente são ruins para nós). Cada projeto de cozinha deve ser feito sob medida para um determinado ambiente e levar em conta as condições especificas de cada local. Os princípios da ergonomia da cozinha podem, no entanto, ser implementados independentemente do tamanho, forma ou tipo de edifício. No entanto, é bom usar o conselho do arquiteto.
The post Como organizar uma cozinha para ser funcional? Ergonomia na cozinha appeared first on Plantas de Casas.
Como organizar uma cozinha para ser funcional? Ergonomia na cozinha Publicado primeiro em http://www.plantasdecasas.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário