Existem vários tipos de fresadoras e seu uso é muito comum na indústria e na construção civil. Conhecer suas variações e as utilizações é importante para escolher a máquina fresadora mais adequada para as suas necessidades.
A fresadora é o equipamento utilizado para realizar o processo de usinagem mecânica em superfícies chamado de fresagem. Nele, as fresas moldam, fazem ranhuras, perfurações e outras operações de corte e modelagem em metais e demais materiais rígidos.
Continue a leitura e saiba mais!
Conheça os tipos de fresadoras e suas características
A distinção principal dos tipos de fresadoras é feita a partir da posição do eixo que fixa as fresas em relação à mesa de trabalho. Essas duas importantes partes se movimentam simultaneamente possibilitando o processo de fresagem da peça.
Fresadora Vertical
A fresadora vertical tem esse nome justamente por possuir uma coluna vertical posicionada perpendicularmente à mesa, o que pode realizar atividades em diferentes peças de trabalho.
Fresadora Horizontal
Já a fresadora horizontal utiliza uma fresa paralela à mesa de trabalho em que a peça é fixada, ou seja, horizontalmente.
Fresadora Universal
Uma outra variação, a máquina fresadora universal é um equipamento híbrido que pode usar fresa na vertical e horizontal e tem uma grande quantidade de aplicações.
Atenção especial aos tipos de fresas
Além dos tipos de fresadoras também é importante distinguir os tipos de fresas para acertar na hora da escolha.
As fresas são as ferramentas de corte e suas variações geram resultados como ranhuras, cortes e perfurações.
No geral, as fresas variam entre aquelas de perfil constante usadas principalmente em superfícies côncavas e convexas, e as planas, ideais para rasgos e cortes em superfícies planas. Existem, ainda, as angulares e as fresas para rasgos, para a utilização em ângulos e para a confecção de cortes, bem como as fresas com dentes de plástico e as para desbaste.
O que é fresagem?
Além de conhecer os tipos de fresadoras, também é importante entender o que é fresagem.
A fresagem também é chamada de fresamento e trata-se de um processo de usinagem realizado pela fresadora.
Esse equipamento remove pequenas quantidades de metal e outros materiais em cada rotação das fresas e tem a função final de realizar cortes precisos, ranhuras, perfurações e modelagens.
A versatilidade e os vários tipos de fresadoras ampliam as utilizações desse equipamento de alta precisão e ampla utilização. Sua importância para a construção civil e a indústria também incentiva a pesquisa e a constante atualização e melhoramentos das máquinas, proporcionando novidades recorrentes.
Fresadora de piso elétrica
Prova disso, é mais essa variação. A fresadora de piso elétrica é o equipamento usado para o tratamento de pisos.
Ela melhora a aderência e prepara o piso para a aplicação de revestimentos. A fresadora de piso elétrica também pode ser usada para recuperar pisos muito danificados.
Esse versátil equipamento também é muito útil para a manutenção do asfalto urbano, sendo usado para:
- Criar ranhuras antiderrapantes;
- Remover faixas de trânsito;
- Camadas de graxa;
- Óleo;
- Borracha;
- Tinta e outros materiais.
Assim como nos tipos de fresadoras usados para materiais menores, a fresadora de piso elétrica também possui variações de fresas para efeitos diferentes. O maquinário pode ser usado em concreto, asfalto e aço, e é muito usada para limpeza, remoção de materiais e texturização de pisos.
O post Tipos de fresadoras: Entenda as diferenças e qual o equipamento ideal apareceu primeiro em Degraus.
Tipos de fresadoras: Entenda as diferenças e qual o equipamento ideal Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário