O piso quebrou? Está precisando fazer uma reforma em sua casa e não quer contratar alguém para essa atividade? Então, esse conteúdo foi feito para você. Aprenda agora como colocar cerâmica e com algumas tarefas simples será possível ter um serviço profissional!
Como colocar cerâmica sozinho em 7 passos
Antes de tudo, é importante esclarecer que embora citamos sobre reforma, os passos a seguir servem perfeitamente para te ajudar a como assentar piso em ambientes maiores.
Agora, considere também o tipo de piso que pretende colocar. Dependendo do modelo da cerâmica, ele poderá usar menos ou mais água no processo. Para saber a medida ideal pergunte a um profissional ao comprar a argamassa.
O que você vai precisar
Nesta lista contém as ferramentas básicas para tornar seu processo eficiente e seguro:
- Desempenadeira;
- Martelo de borracha;
- Pano úmido ou esponja (para tirar o excesso de argamassa);
- Espaçadores e/ou niveladores;
- Espátula;
- EPI’s.
Assim que você decidir sobre o piso e a argamassa mais indicada é hora de preparar o local:
1. Prepare o ambiente para aplicação
É importante que o piso do local esteja sem irregularidades, poças, umidade ou sujeiras. Todas essas condições podem prejudicar a aplicação da argamassa. Não é necessário molhar a cerâmica ou a deixar de molho de um dia para o outro.
2. Escolha por onde começar
Pode parecer bobo, mas não definir isso logo de início pode te dar trabalho no final. Verifique a paginação e o ponto inicial de instalação. Em locais com muitos recortes, como no banheiro, o indicado é começar pela porta. Assim, eles ficam para o final, onde estarão menos aparentes.
3. Prepare a argamassa
Em terceiro lugar, considerando que o local já tem contrapiso, coloque a argamassa em uma bacia e adicione água. Misture até formar uma massa homogênea e sem bolinhas. Lembre-se de não passar da quantidade ideal de água. Deixe a massa de molho por 15 minutos e a utilize em até 1h30.
4. Aplique a argamassa
Com auxílio do lado liso de uma desempenadeira, aplique a primeira leva de argamassa sobre a cerâmica e depois sobre o contrapiso. Em pisos com tamanho igual ou superior a 30 x 30 cm repita a ação novamente, formando uma dupla camada. Na sequência, use o lado com “dentes” da ferramenta para fazer linhas paralelas na massa.
Pegue uma peça e aplique sobre o contrapiso levemente. Use agora o martelo de borracha e dê leves batidas sobre o piso. Assim as linhas são amassadas ajudando em sua fixação. Repita essa ação nos demais pisos.
5. Coloque espaçador (opcional)
Nesta etapa, aplicar o espaçador pode te ajudar a ter mais controle dos espaços entre uma peça e outra. Tanto ele quanto o nivelador auxiliam no alinhamento dos pisos. Mas caso você já tenha certo conhecimento essa medida é dispensável.
6. Fazendo os recortes nas peças
Nos espaços que precisam de recortes, faça as medidas necessárias e corte as peças com ajuda de serra mármore, serra bloco de mesa ou turquesa. Se necessário, peça a ajuda de um profissional nesta fase. Volte ao passo 4 se necessário, pois a ação será a mesma.
7. Aplique o rejunte
Espere 72h, limpe o local e aplique o rejunte no ambiente com uma espátula. Pressione para baixo, contra os dois lados das peças até que preencha o espaço por completo. Ele deve ficar liso e uniforme. Espere até 1h e realize o acabamento final.
Pronto, simples, não é? Para fazer a limpeza total do ambiente aguarde até dois dias.
Essas dicas te ajudaram? Então, compartilhe com seus amigos e conte com a nossa equipe para te manter bem informado sempre! Para encontrar alguns dos produtos citados nesse artigo entre em nosso site. Até a próxima.
O post Aprenda como colocar cerâmica em pequenas reformas apareceu primeiro em Degraus.
Aprenda como colocar cerâmica em pequenas reformas Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário