quarta-feira, 29 de abril de 2020

Entenda como funciona o jateamento abrasivo e seus equipamentos

Um dos processos industriais mais utilizados por profissionais é o jateamento abrasivo. Esse método pode ser aplicado tanto para a limpeza de peças como também para a remoção de pintura e ferrugem em metais, cerâmicas, concretos e muitos outros materiais. Nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre como funciona e também quais são os principais equipamentos utilizados. Continue lendo!

O que é jateamento abrasivo?

Esse processo se trata de um dos mais eficazes na limpeza de superfícies, removendo camadas de impurezas como poeira, cascas de fundição, regiões oxidadas e tintas envelhecidas. É muito empregado especialmente em diferentes indústrias como da construção, fundição, mineração e metalmecânica. 

Consiste em repelir um fluxo de material abrasivo a frio e a alta velocidade contra a superfície a ser limpa, eliminando assim todas as impurezas e tornando-a mais rugosa, possibilitando a ancoragem do revestimento.

Dessa maneira, se criam condições mais adequadas para uma boa aderência do material, fundamental para uma maior fixação da proteção anticorrosiva e da tinta a ser aplicada de fundo.

Principais abrasivos para jateamento 

É possível utilizar diversos tipos de abrasivos para fazer esse jateamento, que podem inclusive ser agrupados de acordo com a sua origem. Os principais são: 

  • Abrasivos metálicos: chamados de Granalha de Aço.
  • Abrasivos não-metálicos: subdivididos sobre: 
    • Minerais: areia de sílica, granada, dolomite e olivina;
    • Sintéticos: carboneto de silício, níquel e ferro, óxido de alumínio e contas de vidro;
    • Orgânicos: caroços de azeitona, caroços de cereja, cascas de nozes;
    • Outros: gelo seco, plástico granulado ou bicarbonato de sódio.

Equipamentos para jateamento abrasivo

No processo, é utilizado ar comprimido para impulsionar os abrasivos sobre a superfície. Por isso, um dos principais equipamentos para o jateamento são os compressores de ar. Além disso, também são utilizadas diversas outras máquinas dependendo da demanda, de grande porte até pequenas unidades de jateamento portátil, do tamanho de uma mochila. 

Há também a necessidade de pistolas de jateamento e mangueiras projetadas especificamente para essa função. Os profissionais de jateamento contam ainda com um bico na mangueira para direcionar o produto abrasivo para o objeto com níveis elevados de pressão.

Vale lembrar que, por mais que a operação seja simples de ser realizada, é fundamental que se manuseie com o equipamento adequado e com as devidas condições de segurança. A escolha dos componentes e abrasivos também deve ser feita com cautela para garantir que o jateamento traga os resultados esperados.


 

E então, o que achou do nosso post sobre jateamento abrasivo? Já conhecia esse método e suas ferramentas? Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e não deixe de acompanhar nossas postagens para saber mais sobre ferramentas elétricas, equipamentos e veículos para construção civil e seus usos.

Até o próximo artigo!

O post Entenda como funciona o jateamento abrasivo e seus equipamentos apareceu primeiro em Degraus.


Entenda como funciona o jateamento abrasivo e seus equipamentos Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

CASAS DE TERRA PARA ALUGAR NO BRASIL

As casas de terra são confortáveis, resistentes, baratas e ecológicas. E se forem feitas com cuidado e capricho, são também muito bonitas. Sobre as casas de terra É possível perceber que uma casa é feita de terra quando suas paredes são levemente irregulares, e com temperatura agradável ao toque. Isso porque elas não nem muito … Continue lendo CASAS DE TERRA PARA ALUGAR NO BRASIL

O post CASAS DE TERRA PARA ALUGAR NO BRASIL apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


CASAS DE TERRA PARA ALUGAR NO BRASIL Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

segunda-feira, 27 de abril de 2020

QUANDO USAR MÓVEIS COM RODINHAS

Os móveis com rodinhas, ou móveis com rodízio, são muito práticos para algumas situações. Mas para outras não. Saiba então quando é melhor utilizá-los e quando é melhor optar por móveis fixos mesmo. Quando móveis com rodinhas funcionam A principal vantagem de ter rodinhas em um móvel é sua facilidade de deslocamento, obviamente. E isso … Continue lendo QUANDO USAR MÓVEIS COM RODINHAS

O post QUANDO USAR MÓVEIS COM RODINHAS apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


QUANDO USAR MÓVEIS COM RODINHAS Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

quinta-feira, 23 de abril de 2020

UMA TV QUE PARECE UM QUADRO

Entre as várias formas que existem atualmente de deixar uma TV mais discreta, uma delas é a Samsung The Frame, uma TV que parece um quadro. Cursos e e-books que você pode gostar: Curso online de Decoração Mais opções de cursos, projetos e e-books de arquitetura Veja também:

O post UMA TV QUE PARECE UM QUADRO apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


UMA TV QUE PARECE UM QUADRO Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Compressor de ar para poço artesiano: como escolher o ideal

Em muitos sítios e chácaras é comum que o abastecimento de água seja feito por meio de poço artesiano. Para realizar o bombeamento de água dessas fluentes perfuradas, no entanto, é necessário contar com equipamento específico. Usar um compressor de ar para poço artesiano para fazer com que a água chegue até a superfície é a melhor opção. Nesse artigo, iremos apresentar algumas informações sobre esse item para que você esclareça todas as dúvidas.

Compressor de ar para poço artesiano: como funciona

Sua residência possui um poço e você deseja fazer o bombeamento da água de uma forma rápida, ágil e mantendo a qualidade e propriedades do líquido? Então saiba que o compressor de ar é a melhor opção para isso. É comum que ele seja utilizado em locais onde não há água encanada e/ou também quando é possível extrair água de poços abaixo da terra sem ter de pagar posteriormente para uma empresa.

O equipamento concentra o ar em seu reservatório e então devolve ao ambiente com maior pressão ou vazão. O compressor de ar para poço artesiano possui um sistema eficiente e de alta performance, fazendo com que você tenha mais agilidade na extração da água.

Como escolher o compressor de ar para poço artesiano ideal

Antes de adquirir um compressor, comprado ou alugado, é necessário observar alguns pontos importantes que irão ajudar a definir o melhor modelo para a sua necessidade.

Profundidade do buraco

Um dos principais pontos antes de comprar ou alugar seu equipamento é a profundidade do poço artesiano. Isso porque, além do compressor, você também precisará observar o tamanho da mangueira e o alcance para que o ar comprimido não saia do fundo. Além disso, fique atento ao diâmetro do poço para garantir que o instrumento irá passar por ele. 

Tamanho do compressor

Saiba que não é necessário ter um equipamento com reservatório muito grande para fazer a pressão de bombeamento de água. Geralmente, os que possuem reservatório maior são mais caros e os modelos entre apenas 1,5 e 5 litros já conseguem suprir bem a necessidade de boa parte dos poços artesianos.

Peso do equipamento

Outro detalhe importante que merece atenção é o peso do compressor pois pode acontecer de, eventualmente, você precisar movê-lo para fazer as manutenções periódicas. Por isso, o ideal é escolher um modelo com no máximo 20 quilos. Um equipamento muito pesado vai dificultar essa movimentação.

Inexistência de óleo

Por fim, mas também muito importante, é que o compressor não possua óleo em seu sistema. Do contrário, pode ser muito nocivo para o poço artesiano, pois torna a água importável para consumo e ainda polui a fonte. Sendo assim, prejudica não apenas as pessoas que fazem uso como também de toda a natureza a sua volta. 


E então, o que achou do nosso post sobre compressor de ar para poço artesiano? Saiba que também é possível contar com bombas d’água para realizar essa tarefa. Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e não deixe de acompanhar nossas postagens para saber mais sobre ferramentas elétricas, equipamentos e veículos para construção civil e seus usos.

Até o próximo artigo!

O post Compressor de ar para poço artesiano: como escolher o ideal apareceu primeiro em Degraus.


Compressor de ar para poço artesiano: como escolher o ideal Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

CAIXAS DE PAPELÃO DA SAMSUNG VIRAM CASINHAS PARA GATOS

A Samsung anunciou que as TV das linhas Serif, Frame e Sero serão vendidas em caixas reproveitáveis. O que as caixas de papelão podem virar As caixas de papelão virão com desenhos para que possam ser recortadas em peças prontas para se transformarem em: Casinhas de gatos Porta controles e DVDs Pequenas estantes ou revisteiros … Continue lendo CAIXAS DE PAPELÃO DA SAMSUNG VIRAM CASINHAS PARA GATOS

O post CAIXAS DE PAPELÃO DA SAMSUNG VIRAM CASINHAS PARA GATOS apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


CAIXAS DE PAPELÃO DA SAMSUNG VIRAM CASINHAS PARA GATOS Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

terça-feira, 21 de abril de 2020

CASA CONTAINER DE 45m² COM 2 QUARTOS E GARAGEM

Esse projeto de casa container pode ser feito com um container de 40 pés e um de 20 pés, pois tem as suas medidas. Mas também pode ser construído através de outros sistemas. Principalmente a parte da cobertura, que seria o container de 20 pés, pode ser feito com pilares comuns, para ficar assim mais … Continue lendo CASA CONTAINER DE 45m² COM 2 QUARTOS E GARAGEM

O post CASA CONTAINER DE 45m² COM 2 QUARTOS E GARAGEM apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


CASA CONTAINER DE 45m² COM 2 QUARTOS E GARAGEM Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

quarta-feira, 15 de abril de 2020

CASAS NA ÁRVORE PARA ALUGAR NO BRASIL

As casas na árvore proporcionam sensação de integração com a natureza. Isso acontece por vários motivos. Primeiro porque elas são feitas de materiais naturais, para que possa ser leve e se apoiar na árvore. E também porque elas ficam no alto e encostadas em uma árvore, então trazem a natureza para bem perto. Além disso, … Continue lendo CASAS NA ÁRVORE PARA ALUGAR NO BRASIL

O post CASAS NA ÁRVORE PARA ALUGAR NO BRASIL apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


CASAS NA ÁRVORE PARA ALUGAR NO BRASIL Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

O que você precisa saber sobre aluguel de miniescavadeira em São Paulo

Os equipamentos utilizados para construções, manutenções e todo tipo de obra estão se modernizando a cada dia para atender a demanda com uma maior competência. As versões compactas já são bastante utilizadas e uma das mais importantes para limpeza, abertura e terraplenagem são as miniescavadeiras. Se você deseja contar com mais agilidade, facilidade e eficiência em sua obra, saiba tudo sobre o aluguel de miniescavadeira em São Paulo com esse artigo que preparamos!

Onde contratar o aluguel de miniescavadeira em São Paulo

Se você está em busca de uma empresa de confiança e com experiência no aluguel de miniescavadeira e outros equipamentos, venha para a Degraus. Além de São Paulo, estamos presentes também em diversas outras cidades do estado e do país por meio de nossa rede de filiais.

Aqui, você conta com modelos de miniescavadeira com resistência de até 3600 kg, esteiras de borracha, lâmina niveladora e luzes de trabalho montadas na lança de série. Conta ainda com ligação hidráulica auxiliar montada no braço telescópico para duas direções de movimento e um sistema de mudança de padrão de controle.

Vantagens da miniescavadeira

Assim como sua versão grande, a miniescavadeira tem a função de remover entulhos e dejetos, deslocar materiais de construção e montões de terra, escavar solos e muitos outras atividades essenciais em qualquer canteiro de obras. 

No entanto, por seu tamanho reduzido e leveza, possui a vantagem de se movimentar mais facilmente em qualquer tipo de terreno, causando poucos danos ao solo. Ela também trabalha de maneira mais ágil e rápida, gastando menos tempo e energia.

Além disso, sua estrutura oferece maior flexibilidade no deslocamento dos materiais e praticidade para trabalhar mesmo em áreas mais estreitas. Assim, possui um desempenho ainda mais eficaz em lugares com pouco espaço. 

Por que solicitar o aluguel de miniescavadeira?

A miniescavadeira é um equipamento extremamente útil mas ainda assim é bastante caro e de função específica. Por isso, sua utilização por curtos períodos se torna bastante inviável. Muitas vezes, a empresa ou pessoa não precisa comprar esse equipamento. 

Em situações em que a miniescavadeira é necessária apenas para uma obra temporária, o aluguel pode ser uma solução financeiramente mais viável. Além disso, não é necessário se preocupar com espaço para armazenamento, custos com manutenção e nem outros gastos a mais que seriam primordiais caso o instrumento fosse comprado.

Só na Degraus você garante qualidade e agilidade na sua obra com o aluguel de miniescavadeira em São Paulo e muitas outras cidades. Entre em contato conosco agora mesmo para garantir esse e muitos outros equipamentos. Nossos atendentes estão à sua disposição para sanar qualquer dúvida e atendê-lo com a melhor qualidade possível. 


E aí, o que achou do nosso artigo sobre aluguel de miniescavadeira em São Paulo? Está pensando em contratar esse equipamento? Não se esqueça de contar com a Degraus para ter um instrumento com boa manutenção e eficiência em sua obra. Além disso, continue acompanhando o nosso blog para receber mais conteúdos como esse.

Até o próximo artigo!

O post O que você precisa saber sobre aluguel de miniescavadeira em São Paulo apareceu primeiro em Degraus.


O que você precisa saber sobre aluguel de miniescavadeira em São Paulo Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

segunda-feira, 13 de abril de 2020

MÓVEIS COM ESCRIVANINHA EMBUTIDA

Alguns móveis têm escrivaninhas embutidas, que só são montadas quando estiverem em uso. A vantagem disso é que o mesmo espaço serve para várias funções, gerando economia de espaço e também de gasto, dependendo do móvel. Normalmente a escrivaninha que fica embutida no móvel precisa ocupar um espaço extra quando está montada. Mas nessa situação … Continue lendo MÓVEIS COM ESCRIVANINHA EMBUTIDA

O post MÓVEIS COM ESCRIVANINHA EMBUTIDA apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


MÓVEIS COM ESCRIVANINHA EMBUTIDA Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Mini Casas e Quitinetes – BoM para Investidores e Moradores Também

As construções pequenas, como mini casas, studios e quitinetes, são reconhecidamente uma boa opção de investimento. Mas elas podem também ser uma ótima opção de moradia. Bom para o investidor Construir imóveis de pequeno porte é bom para o investidor porque aumenta o lucro sobre o metro quadrado, basicamente. Isso porque dessa forma ele consegue … Continue lendo Mini Casas e Quitinetes – BoM para Investidores e Moradores Também

O post Mini Casas e Quitinetes – BoM para Investidores e Moradores Também apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


Mini Casas e Quitinetes – BoM para Investidores e Moradores Também Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Imunidade e alho: você já usa esse aliado?

Como aumentar a imunidade utilizando apenas um alimento diariamente? É fácil, afinal, esse ingrediente secreto está bem embaixo de nossos narizes toda vez que vamos à cozinha.
Sabe aquele refogado com alho que fazemos para começar qualquer receita e que dá um toque especial na sua comida?
Pois é, o alho. Saiba que ele é muito mais do que apenas um tempero para dar sabor aos seus pratos. Esse ingrediente contém uma série de benefícios para saúde e também pode ser usado para fins medicinais.


O que tudo isso tem a ver com a imunidade?
Sabemos que estamos passando por um período que requer uma atenção redobrada com a nossa saúde, portanto nossa nutrição deve se adequar a esse momento.
O Lar Natural vai te ajudar a descobrir como aumentar sua imunidade e estar preparado para combater tantos agentes externos que a todo tempo precisamos combater.

Qual é o poder do alho?
O alho parece ser o herói em meio a isso tudo. Ele é capaz de baixar o colesterol ruim, combater infecções e diminuir a pressão alta. Além disso, é rico em compostos sulfurados e em diversos minerais, como potássio, cálcio e magnésio.
Ainda tem mais: ele ajuda a proteger o corpo contra bactérias, fungos e…vírus!
Sim, vírus. Diversos tipos de vírus são combatidos com a simples ingestão do alho.
Não vamos perder tempo em meio a tantas viroses acontecendo ao nosso redor, não é mesmo?

Qual a quantidade recomendada?
A maior parte dos estudos diz que o recomendável é um ou dois dentes de alho cru por dia, ou um pouco mais quantidade caso cozido (pois ele tem suas propriedades diminuídas com o calor).

Observações importantes
O alho pode reduzir a pressão arterial, então pessoas que tomam medicamentos para esse mesmo fim ou que já possuem a pressão baixa naturalmente devem tomar cuidado para não ingerir em grande quantidade. Consulte sempre um médico antes de qualquer mudança em sua alimentação.

Veja aqui mais artigos sobre esse incrível alimento aqui no Lar Natural:
Proriedades Medicinais do Alho
Propriedades do Alho para a Beleza
Trate a Queda de cabelo com Óleo de Alho

Esse artigo tem autoria de nosso parceiro do Lar Natural: André Diamante, Educador Físico, Personal Trainner e Atleta de Jiu Jitsu.

benefícios-do-alho

The post Imunidade e alho: você já usa esse aliado? appeared first on Lar Natural.


Imunidade e alho: você já usa esse aliado? Publicado primeiro em https://lar-natural.com.br/

Gel higienizador caseiro para as mãos!

Sabemos que as nossas mãos são as primeiras partes do corpo a entrar em contato diariamente com milhões e milhões de bactérias e vírus. Em virtude da pandemia que estamos vivendo com o surto de Coronavirus em todo o mundo e da epidemia que houve em 2009, causada pelo vírus conhecido como H1N1, lavar as mãos após entrar em contato com qualquer superfície virou um hábito. Especialmente se você estiver longe de casa e não houver um local disponível com água e sabão, higienizar as mãos pode ser complicado.  Pensando nisso, o Lar Natural trouxe para vocês duas receitas de higienizador de mãos com álcool e sem álcool.

O mais conhecido

Quando se ouve falar em higienizador de mãos a primeira coisa que pensamos é naqueles frascos de géis desinfetantes vendidos nas farmácias. Após esse período de epidemia, passou a ser muito comum encontrar esses frasquinhos nas bolsas e nos bolsos de muitas pessoas. Porém, muitos desses géis higienizadores contêm uma concentração de produtos químicos que pode ser prejudicial à saúde e, com o uso em excesso, alguns deles podem até danificar a primeira camada de pele da sua mão.

Já sabemos que o método mais eficaz para higienizar as mãos é a água e o sabão, porém, nem sempre essa é a alternativa mais simples. Com a temporada de gripe batendo à nossa porta, todos temos em mente que higienizar as mãos várias vezes ao dia é muito importante.

Para ajudar a resolver isso, aí vão 2 receitas caseiras de gel higienizador para as mãos, com ingredientes superfáceis.

Vamos às receitas!

Gel higienizador sem álcool

Ingredientes

1 frasquinho ou garrafa de plástico (você pode usar o do sabonete líquido)

2/3 (da medida do frasco) de água

1 colher de sopa de gel de aloe vera (babosa)

5 gotas de cada um dos seguintes óleos: limão, canela, eucalipto e cravo

Modo de preparo

Comece desinfetando o frasco, após isso, encha 2/3 do frasco com água, adicione uma colher de gel de aloe vera (babosa) e as 5 gotas dos óleos essenciais. Por fim, basta misturar tudo muito bem.

Se você não tem acesso a esses óleos essenciais especificamente, não se preocupe: poderá fazer o seu próprio higienizador para as mãos usando os que você tem em casa.

Observação importante: Não ultrapasse o limite de gotas dos óleos essenciais, pois alguns são fortes e podem sensibilizar a pele.

Gel higienizador com álcool

Ingredientes

70 ml de gel de aloe vera (babosa)

150 ml de álcool líquido

8 a 10 gotas de óleo essencial (você pode usar todos os que tem em casa ou gosta, por exemplo, lavanda, limão, hortelã, etc.)

1 frasquinho ou garrafa de plástico

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture. Por fim, despeje tudo em uma garrafa vazia, aperte bem e agite.

Finalmente você estará pronto para combater as bactérias!

Leia também:

Resfriado – descubra nossa receita natural!

Anti-inflamatórios naturais, conte com eles!

Alimentos que aumentam a imunidade!

E você: o que costuma fazer para higienizar as mãos? Divida conosco!

The post Gel higienizador caseiro para as mãos! appeared first on Lar Natural.


Gel higienizador caseiro para as mãos! Publicado primeiro em https://lar-natural.com.br/

terça-feira, 7 de abril de 2020

COMO FAZER HOME OFFICE SEM USAR NENHUM ESPAÇO

É possível fazer um home office sem usar nenhum espaço extra da sua casa. É o ideal, então, para quando não existe nenhum espaço disponível. Pode parecer simples encaixar um home office em qualquer lugar. Mas normalmente é preciso do espaço para uma escrivaninha ou bancada, além do espaço para a cadeira. E mesmo se … Continue lendo COMO FAZER HOME OFFICE SEM USAR NENHUM ESPAÇO

O post COMO FAZER HOME OFFICE SEM USAR NENHUM ESPAÇO apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


COMO FAZER HOME OFFICE SEM USAR NENHUM ESPAÇO Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

Aprenda o que é e como usar serra tico-tico

Antes de aprender como usar serra tico-tico, vamos explicar o que é essa ferramenta, suas características e quais as melhores aplicações.

Uma das ferramentas mais usadas para fazer cortes precisos, a serra tico-tico ainda deixa algumas dúvidas quanto a sua utilização. Continue a leitura e aprenda como usar serra tico-tico.

O que é uma serra tico-tico?

O nome curioso foi dado a uma das principais ferramentas elétricas usadas em oficinas para tarefas como cortar madeira e outros materiais.

Com a serra tico-tico você faz cortes com movimentos de vai e vem ao usar uma lâmina serrada.

Ela pode fazer cortes retos de até 45 graus e é precisa o bastante para curvas e movimentos detalhados. Você vai aprender como usar serra tico-tico como ferramenta para cortar madeira, alumínio, plásticos, cerâmicas, azulejos e outros materiais.

Diferenças entre os modelos

Antes de aprender como usar uma serra tico-tico precisamos entender as diferenças entre elas.

Essa versátil ferramenta possui algumas características que as diferem entre si e são importantes para sua utilização.

Potência

A potência é a primeira delas e se refere à velocidade do motor, que influencia diretamente em quão sólidos poderão ser os materiais cortados com ela.

Velocidade

A quantidade de velocidades do equipamento também age na decisão de qual a melhor serra tico-tico e qual a mais precisa para fazer cortes. Quanto maior a espessura e densidade do material, maior será a velocidade necessária da lâmina da serra tico-tico.

Ajustes Orbitais

Outro atributo importante da serra tico-tico profissional é a combinação de ajustes orbitais, pois são eles que possibilitam que a serra elétrica tico-tico faça cortes em ângulos e lados diferentes.

As lâminas mais largas ou estreitas também fazem toda a diferença, assim como a facilidade de sua remoção.

Lâmpadas de LED

Outras características que ajudam a definir qual a melhor serra tico-tico para você são as lâmpadas de LED – muito úteis para ter precisão em ambientes mais escuros – e a qualidade da bateria. A serra tico-tico Bosch profissional é uma excelente ferramenta para diversas aplicações. A serra tico-tico Bosch tem ação orbital e é ótima até para cortar metais. Seu sistema SDS para troca de lâmina e a velocidade constante a colocam como uma das melhores da categoria.

Agora que você já sabe quais são os tipos de serra e para que serve a serra tico-tico, vamos aprender utilizá-la?!  

Como usar serra tico-tico

Antes de conferir nosso vídeo de como usar serra tico-tico, lembre-se da segurança e importância do uso de EPI, os equipamentos de proteção individual.

 

1 – A preparação da ferramenta deve ser feita com ela fora da corrente elétrica. Para utilizar a Serra Tico Tico, você precisará de uma lâmina de corte adequada. Existem lâminas para madeira, ferro e alumínio. O encaixe da lâmina é fácil e rápido. Basta inserir a serra na parte de inferior do equipamento e empurrar até ouvir um click, e pronto.

2 – Com o equipamento pronto, chegou a hora de preparar o material que será cortado. Faça marcações do local do corte para orientação durante o trabalho e acomode-o sobre o suporte ou a bancada para serra tico-tico. Verifique a luz LED e os últimos detalhes e vamos aprender como usar a serra tico-tico!

3 – Ligue o equipamento na tomada, escolha a velocidade e a potência que correspondam com o trabalho a ser realizado. Com as duas mãos, conduza a serra tico-tico com calma e precisão pela demarcação feita no material anteriormente.

Tenha cuidado com o acúmulo de pó e pedaços sobre o material utilizado. Esses resíduos podem obstruir a visão do material, dificultando seguir as marcações, e até reduzir ou impedir o trabalho da lâmina, sendo necessária a remoção e a limpeza constantes.

4 – Por fim, com o material cortado, desligue a ferramenta da tomada e finalize com uma lixa para remover as rebarbas e imperfeições.

Precisando de uma Serra Tico-Tico?

Entre em contato com a Degraus e solicite uma cotação

O post Aprenda o que é e como usar serra tico-tico apareceu primeiro em Degraus.


Aprenda o que é e como usar serra tico-tico Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

Montagem de Andaime: Dicas para utilizar o equipamento em segurança

A Montagem de Andaime começa com a escolha de um profissional habilitado para tal função, pois exige conhecimento técnico para assegurar que não haja acidentes durante o uso do equipamento.

O uso de EPIs é indispensável para trabalhos em altura, portanto não se esqueça de utilizar cinto tipo paraquedista com talabarte, capacete, óculos de proteção, protetores auditivos, luvas de vaqueta, botas de segurança e demais equipamentos.

Depois das devidas precauções, confira como deve ser a montagem de diferentes modelos de andaimes.

Como montar um andaime

Há inúmeras leis e normas que regem os trabalhos da Construção Civil. Em relação ao uso de andaimes, a Norma Regulamentadora NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é responsável por uma série de recomendações.

Por mais óbvio que pareça ser, todo o cálculo feito deve ser capaz de suportar a carga que o andaime receberá. Tenha atenção com o nível do piso que você colocará, pois desnivelamentos podem causar acidentes.

 

Confira nosso vídeo com dicas para a montagem de andaimes:

 

Equipamentos utilizados:  4 painéis de 1,5m x 1 m, 4 rodízios, 4 pisos metálicos, uma diagonal de contraventamento, guarda corpo e rodapés

 

Cuidados na montagem de Andaime Tubular

Para esse modelo de andaime é preciso que haja um acesso através de uma escada, que pode ser com as seguintes especificações:

  • Escada Coletiva: Pode ser interna ou externa com 80 cm*.
  • Escada Marinheiro: 80 cm*, com corrimãos e degraus que sejam antiderrapantes.
  • Escada metálica: 40 cm* de largura e degraus entre 25 e 35 cm de distância.

*Centímetros mínimos

Saiba mais sobre o produto: Andaime Tubular

Montagem de Andaime NR 18

Comece a montagem com as sapatas, que precisam ser inseridas em um piso que seja resistente. A Torre deve permanecer na vertical.

Os painéis são montados com uma trava diagonal em que se deve respeitar o espaçamento máximo de 3 metros.

É importante que haja a instalação do piso de trabalho, rodapé, guarda-corpo e os painéis em conformidade com as normas.

A altura é regulada conforme sua necessidade.

Veja mais informações:

Andaime NR 18

Andaimes Fachadeiros

Para os Andaimes Fachadeiros exige um içamento que precisa ser feito por cordas ou sistema próprio. Além disso, é importante que os encaixes sejam travados com o uso de parafusos, braçadeiras, contrapinos ou outra opção que promova a segurança adequada.

Painéis

Os painéis precisam ter a capacidade de suportar os pisos. Para que seja possível utilizá-los da melhor forma possível, recomendamos o travamento, que pode ser feito com contrapinos, parafusos etc.

Contraventamento

Sabemos que o vento pode desequilibrar a estrutura de andaimes que não foram montados corretamente. Isso pode gerar acidentes graves, e não é isso que você deseja em sua obra. Para que o produto possa ser utilizado sem riscos, é necessário ter as peças de contraventamento fixas diretamente nos montantes com parafusos, braçadeiras, pinos. Esse procedimento promove a estabilidade necessária.

Andaimes Móveis

Muitas vezes, as obras exigem um andaime que possa ser movimentado com facilidade, mas sem deixar de lado a segurança, por isso que os rodízios precisam ser acompanhados de travas.

Para que o profissional não sofra nenhum acidente, a superfície precisa ser plana para que a movimentação seja segura. Eles são ideais para aqueles trabalhos de acabamento.

Andaimes em Balanço

Eles são projetados para uso do lado de fora do prédio e conseguem suportar até três vezes o seu peso. Para evitar as indesejáveis instabilidades, deve-se ter um sistema que garanta a fixação junto à edificação e seja com contravento.

Andaime Suspenso

Neste caso, todas as recomendações estão descritas no projeto. O mais importante é que ele garanta a estabilidade necessária para o uso do andaime.

A montagem começa quando fixa as laterais e as cabeceiras. Em seguida, coloca-se o fundo da plataforma, parafusos e porcas com as ferramentas adequadas.

Para esse modelo, os cabos de aço são fundamentais para o uso do guincho manual e o trava-quedas.

As normas vigentes proíbem o uso de cabos que sejam de fibras naturais ou artificiais.

Locação de andaimes

A maioria dos profissionais da Construção Civil tende a preferir alugar um andaime em vez de comprar, principalmente pela praticidade.

Você também pode ter essa comodidade alugando os andaimes tubulares e/ou andaimes NR18 com a Degraus. Deixe sua obra mais prática e segura.

Quero alugar um andaime

O post Montagem de Andaime: Dicas para utilizar o equipamento em segurança apareceu primeiro em Degraus.


Montagem de Andaime: Dicas para utilizar o equipamento em segurança Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Como construir uma piscina: passo a passo completo

Especialmente nos dias de calor, uma piscina faz falta para dar aquela refrescada ou até mesmo para um lazer com a família. Se você tem quintal em casa, esse pensamento já deve ter passado pela sua cabeça, mas será que você sabe como construir uma piscina? Nesse artigo, preparamos um tutorial com todos os passos que são necessário para realizar esse tipo de construção. Confira! 

Passo a passo: como construir uma piscina

Vale lembrar que, antes de tudo, a construção de uma piscina é um processo complexo, técnico e que exige certo investimento para que ela funcione corretamente. Por isso, se você deseja instalar esse tipo de obra em sua residência, conte com um profissional experiente e contrate uma mão de obra especializada e de confiança.

Não arrisque fazer isso sozinho ou até mesmo contar com aquele “faz tudo”, pois os riscos de uma piscina mal instalada são muitos. O ideal é contar com alguém que faz um bom serviço ao invés de tentar economizar e ter problemas e custos extras. Veja abaixo como é feita a construção de uma piscina e acompanhe todo o procedimento:

1. Planeje como será sua piscina

Uma das etapas mais importantes na hora de construir uma piscina é o planejamento. É muito importante analisar bem o local para evitar imprevistos e custos extras. Por isso, antes de tudo, avalie o terreno por meio de uma sondagem para determinar o tipo de solo e também se há lençol freático. Além disso, é fundamental que você veja se a documentação do local está em dia e, se necessário, solicitar uma licença junto à Prefeitura. 

2. Faça as marcações adequadas

Em seguida, faça a marcação no solo de qual será o desenho da piscina. Se você for instalar uma piscina de vinil ou de fibra de vidro, provavelmente será mais fácil pois elas são vendidas em modelos prontos. Essas opções pré-fabricadas são práticas, mas exigem que todo o projeto seja adaptado. Já as piscinas de alvenaria ou de concreto permitem mais liberdade de construir em diversos tamanhos e formatos, porém necessitam de mais reforço nas estruturas.

3. Escave o buraco com os equipamentos certos

Logo depois, é hora de escavar o buraco de acordo com as demarcações que foram definidas e também com a profundidade esperada. Avalie se a piscina será mais rasa, mais funda ou até mesmo se você pretende optar pelos dois, fazendo uma espécie de rampa na profundidade do fundo. Para isso, poderá ser necessário alugar o equipamento de construção, como uma miniescavadeira por exemplo.

4. Nivele o solo

Com o buraco escavado, você deverá nivelar a terra para que a superfície fique homogênea e lisa ao longo de todo o fundo. Isso irá facilitar a colocação dos pisos e construção da parede. Existem muitas formas de fazer esse nivelamento, mas se você optar por um piso inclinado, deverá contar com o auxílio de um profissional experiente. 

5. Estruture as paredes

O próximo passo envolve a estruturação das paredes da piscina. É possível criar essa sustentação com armações de metal ou até mesmo com madeira. Mantenha as paredes o mais uniformes possível e niveladas umas às outras. Já se for utilizar o modelo pré-fabricado, basta colocá-lo no buraco com o auxílio de um guindaste.

6. Instale o encanamento e a eletricidade

É hora de instalar o encanamento e, para isso, contrate um encanador licenciado para que ele faça a instalação dos canos. Todo um sistema de filtração e suprimento será criado para que a piscina funcione corretamente e alguém inexperiente pode acabar arruinando sua instalação. A regra vale também para passar a eletricidade, se for necessária para iluminação e sistema de filtragem. 

7. Impermeabilize e dê o acabamento

Assim que o espaço estiver de acordo, é hora de implementar os impermeabilizantes para as paredes, evitando que ocorram infiltrações pelo terreno. Em seguida, utilize argamassas também impermeabilizantes adaptadas para piscinas, pois elas são feitas com aditivos químicos e produtos específicos. Aplique os azulejos para dar acabamento e deixar o fundo da piscina ainda mais bonito. 

8. Verifique o seu funcionamento

Por fim, quando tudo estiver seco, adicione a água e o cloro até que atinja o topo. É fundamental que você observe o funcionamento da bomba e verificar se não há nada de anormal enquanto isso, como por exemplo soltura dos azulejos, estufamento, vazamentos ou qualquer outro problema. Se tudo der certo, já pode aproveitar sua piscina e dar um bom mergulho! 


E aí, o que achou do nosso artigo sobre como construir uma piscina? Agora é hora de colocar os planos em ação e, finalmente, aproveitar os dias quentes para se refrescar e realizar o seu sonho de ter uma piscina em casa! Não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais esse tipo de conteúdo.

Até o próximo artigo!

O post Como construir uma piscina: passo a passo completo apareceu primeiro em Degraus.


Como construir uma piscina: passo a passo completo Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

domingo, 5 de abril de 2020

QUARTO DE BEBÊ PARA A VIDA TODA

Esse projeto de quarto de bebê teve como principal objetivo ser um ambiente que servisse para a vida toda, e não só para a fase de bebê. Medidas do quarto de bebê As medidas do ambiente são: 2,80 x 3,00m, com uma janela na parede maior e uma porta na parede oposta. O que o … Continue lendo QUARTO DE BEBÊ PARA A VIDA TODA

O post QUARTO DE BEBÊ PARA A VIDA TODA apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


QUARTO DE BEBÊ PARA A VIDA TODA Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

quarta-feira, 1 de abril de 2020

MINI CASAS PRONTAS EM 20 DIAS, NO BRASIL

Mini casas são uma opção de moradia econômica e sustentável, que vem ganhando força no mundo todo. E mini casas prontas são uma forma ainda mais prática e versátil de erguer uma moradia. Mini casa pronta em menos de 20 dias As mini casas modulares da empresa Brasil ao Cubo podem ser fabricadas em 18 … Continue lendo MINI CASAS PRONTAS EM 20 DIAS, NO BRASIL

O post MINI CASAS PRONTAS EM 20 DIAS, NO BRASIL apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


MINI CASAS PRONTAS EM 20 DIAS, NO BRASIL Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/